Narcisismo faz mal à saúde dos homens, diz estudo

26 Jan

Ser narcisista pode fazer mal à saúde de homens, segundo um estudo divulgado pela publicação científica de livre acesso “PLoS ONE” nesta semana. O malefício pode ocorrer tanto físico como psicologicamente, segundo os autores das universidade de Michigan e da Virgínia, ambas nos Estados Unidos.

Pra quem não sabe, ser narcisista não é sinônimo de vaidade ou metro sexualismo, narcisismo se refere à alguém que se preocupa extremamente com sua aparência e se considera superior à todos.

Os pesquisadores mediram como a postura narcisista e o sexo alteraram os níveis do hormônio do estresse (o “cortisol”) no corpo de 106 estudantes de graduação. Para isso, os cientistas coletaram a saliiva dos participantes.

Estudos anteriores conduzidos por Sara Konrath, pesquisadora da Universidade de Michigan, mostraram um aumento na cultura narcisista nos Estados Unidos e como essa postura tende a ser maior entre homens.

Para os cientistas, narcisistas valorizam demais a importância de existirem e acreditam ser únicos e grandiosos.

Os participantes não precisam passar por testes que elevassem o nível basal de estresse. O objetivo da equipe de pesquisa era detectar como os jovens se portariam em situações tranquilas, que não despertassem a princípio o mecanismo do corpo humano que ativa o estresse.

Para “medir” o narcisismo dos voluntários, os pesquisadores deram um questionário de 40 perguntas a eles, dividido em cinco áreas que definem a personalidade de uma pessoa. Dois desses componentes estavam ligados a uma saúde pior, segundo os autores do estudo. Os outros três eram tidos como saudáveis: liderança/autoridade, arrogância/superioridade e admiração própria.

Os autores explicam que apesar de se sentirem superiores, os narcisistas respondem com agressão quando sentem que sua superioridade está ameaçada. Este tipo de reação está ligada a uma maior atividade do coração e do sistema circulatório e provoca aumento da pressão sanguínea.

Ao comparar os dados observados em homens com o comportamento das mulheres, os pesquisadores descobriram que o malefício trazido pelo estresse “narcisista” dobra entre as pessoas do sexo masculino. Eles também descobriram que os três aspectos “positivos” do narcisismo não colaboraram para o aumento do estresse em nenhum dos gêneros.

Os resultados mostram que o narcisismo pode influenciar a resposta das pessoas não só em situações de estresse como também durante as tarefas cotidianas.

Homens já competem por tudo, imagina esses ai então que tem necessidade de se sentir superiores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: