Amor platônico

5 Ago

Um pouco de história: na concepção vulgar, é toda a relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, por elementos de gêneros diferentes –como num caso de amizade pura, entre duas pessoas.

Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude.

O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, que só tem qualidades boas.

Acontece mais frequentemente em adolescentes e jovens, principalmente com pessoas mais introvertidas e tímidas, já que sentem uma dificuldade maior em se aproximar do outro, do objeto de desejo, seja por inibição, insegurança ou imaturidade.

Como ele acontece Você vê a pessoas (às vezes apenas uma vez) e não para mais de pensar nela, mesmo sendo um desconhecido, e nesse caso você cria mil fantasias na cabeça de como deve ser a vida dele (a), e tenta descobrir tudo, brinca de ser detetive.

Os pensamentos se tornam quase obsessivos e tudo o que você vê lembra a pessoa. Toda história de amor platônico tem um quê de impossível, o que só aumenta a fixação

Se a pessoa vive por perto você em algum momento vai sentir a necessidade de ser notado. Aos poucos têm a coragem de se aproximar. Mas tem muita vergonha e medo descobrir que a pessoa não é tão sensacional assim, e também dá um medo de ser dispensado pela pessoa.

Sem conseguir se aproximar do seu amor ou fazer a história evoluir, é normal começar a desistir e esquecer. Claro que sempre resta aquela esperança de “e se desse certo”, que motiva a continuarem olhando o Orkut/facebook/twitter a cada 10minutos, ficar caminhando perto da casa da pessoa etc.

Esse é o destino natural de todos os amores platônicos saudáveis. Ele simplesmente passa com a mesma velocidade e ausência de explicações com que chegou. E, antes que perceba já até esqueceu a pessoa e já está de olho em entra, ou também tem chance de você conseguir conquistar a pessoa e ficarem juntos.

Agora se já faz tempo que você ta sonhando com seu amor e a coisa não evolui e você mesmo assim não desiste, dois conselhos: vai e fala com a pessoa, ou procura ajuda, que você não deve estar muito bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: